A Relação entre o Espaço Urbano, Simbolismo e Monumentos

O Caso da "Praça Brasil" em Volta Redonda/RJ

  • Marcelo Loura de Morais Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

A presente comunicação tem como objetivo apresentar a dimensão espacial, simbólica e política presente no ato de se criar um monumento no espaço urbano. Utilizando-nos do conceito de "formas simbólicas espaciais", definido por Corrêa, pretendemos através do exemplo da "Praça Brasil", localizada na cidade de Volta Redonda, evidenciar como a criação de um monumento não segue "apenas formas estéticas inocentes, sendo portadores de significados, muitos dos quais de natureza política", significados esses que "metaforicamente deseja-se comunicar".

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Sobre o Autor

Mestrando em geografia (área de concentração: organização e gestão do território) pelo PPGG/UFRJ, Bolsista CAPES - (Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior). Artigo originalmente utilizado como avaliação final da disciplina "Espaço urbano e cultura", ministrada pelo Prof. Dr. Roberto Lobato Correa no PPGG-UFRJ

Publicado
2017-04-20
Como Citar
DE MORAIS, Marcelo Loura. A Relação entre o Espaço Urbano, Simbolismo e Monumentos. , [S.l.], n. 9, p. 162-174, abr. 2017. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/110>. Acesso em: 20 nov. 2024.
Seção
Relatos de Pesquisa