ESPAÇO URBANO E (IN)JUSTIÇA AMBIENTAL NO ENTORNO DO ANTIGO ATERRO METROPOLITANO DE JARDIM GRAMACHO, DUQUE DE CAXIAS/RJ

Resumo

Ao passo em que notoriedade mundial foi conferida ao antigo Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho e às atividades de catação de resíduos por ele viabilizadas, a postergação do entendimento do seu entorno precisa ser superada, sobretudo devido à complexa dinamicidade territorial ali consolidada.  Logo, partindo do entorno como o espaço de reflexões, buscamos submeter à análise as dimensões abarcadas pelo gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos em cenários de injustiça ambiental no cerne da produção do espaço, identificando as contradições internas de um território produzido para as excreções de uma sociedade que, destarte, apontam para a necessidade de abordagens teóricas que contribuam com a compreensão dos espaços conflagrados nesses contextos.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Professor Colaborador da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE).

Pesquisadora da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE),

Publicado
2019-08-30
Como Citar
BURITY, Natália; DAMASCO, Fernando; GIANNELLA, Letícia. ESPAÇO URBANO E (IN)JUSTIÇA AMBIENTAL NO ENTORNO DO ANTIGO ATERRO METROPOLITANO DE JARDIM GRAMACHO, DUQUE DE CAXIAS/RJ. , [S.l.], n. 14, p. 118-138, ago. 2019. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/227>. Acesso em: 20 nov. 2024.
Seção
Dossiê