RESISTÊNCIA CAMPONESA NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO COMPLEXO PETROQUÍMICO DO RIO DE JANEIRO (COMPERJ)

- UMA PROPOSTA

Resumo

Projeto procura mitigar os impactos socioambientais enfrentados pela Comunidade Tradicional do Faraó no município de Cachoeiras de Macacu, entorno do Parque Ecológico dos Três Picos, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, pela reestruturação espacial na construção do COMPERJ, e sua paralisação, inviabilizando investimentos locais, expulsando força de trabalho, alterando o cotidiano de 100 famílias por problemas sócioambientais. Há articulações entre a Comunidade e atores envolvidos com o COMPERJ, contrariando a terminalidade do segmento em função do avanço da industrialização e urbanização, transformando o campesinato em proletários. Através de metodologia recomendada por diversos autores, queremos diminuir os entraves à inserção econômica e social da Comunidade do Faraó à dinâmica imposta pelo COMPERJ, articulando o conhecimento científico com o senso comum das práticas sócio-espaciais locais, objetivando resultados que possam ser reaplicados em outras realidades semelhantes.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doutorando do POSGEO, Universidade Federal Fluminense.

Docente do POSGEO, Bolsista de Produtividade do CNPQ, e Cientista do nosso Estado - Faperj (2015-2017), Universidade Federal Fluminense.

Publicado
2019-08-28
Como Citar
ALBUQUERQUE, Bruno Milan Carneiro de; BINSZTOK, Jacob. RESISTÊNCIA CAMPONESA NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO COMPLEXO PETROQUÍMICO DO RIO DE JANEIRO (COMPERJ). , [S.l.], n. 14, p. 169-176, ago. 2019. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/233>. Acesso em: 20 nov. 2024.
Seção
Dossiê