Experimentos glaciais: fazendo educação polar com gelo e outros ingredientes

Resumo

A educação polar é um desafio para muitos docentes e alunos. Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar a metodologia de criação de dois experimentos que abordam mudanças climáticas ocorrendo em ambientes polares e fazer o relato da oficina desenvolvida com alunos do Ensino Médio. A pesquisa expõe resultados das observações e dados obtidos com um questionário avaliativo. A atividade foi válida na medida em que os alunos foram sujeitos ativos, se colocando na posição de pesquisadores polares. A experiência sobre o Ártico foi mais complexa e os participantes compreenderam melhor alterações locais do que globais. Para a Antártica, todos os alunos fizeram de forma correta o gráfico de retração das geleiras, porém mostraram dificuldades ao relacionar com o aumento do nível do mar. Destaca-se a emergência da educação polar no âmbito da Geografia, além do maior debate do conceito (geo) sistêmico em aula.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atuou como professora colaboradora da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão, no período de 05/2018 a 03/2019. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Antártica, monitoramento de geleiras, Ensino Polar, Geomorfologia glacial, Sensoriamento Remoto e Cartografia escolar. Atua como pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM, Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) e Centro Polar e Climático (CPC) da UFRGS. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atuando na área de Geografia Física, Ensino e Cartografia.

 

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Geografia na área de Análise Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, defendeu a dissertação intitulada "Impactos Ambientais Urbanos nos Municípios do Setor Norte do Litoral Gaúcho" em dezembro de 2014 . Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialização em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007) e Especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010) . Atuou como professora de Geografia no Ensino Fundamental nas Prefeituras Municipais de Porto Alegre, São Leopoldo e Sapucaia do Sul. Tem formação e ampla experiência na tutoria em EAD.

 

Publicado
2023-10-02
Como Citar
PETSCH, Carina; KUNST, Aline Vicente. Experimentos glaciais: fazendo educação polar com gelo e outros ingredientes. , [S.l.], n. 22, p. 277-303, out. 2023. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/401>. Acesso em: 20 nov. 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i22.401.
Seção
Relatos de Pesquisa