Desigualdade e vulnerabilidade na comunidade do Terreirão na zona oeste do Rio de Janeiro – Brasil

  • Emmanuel Pereira de Carvalho, MSc. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) http://orcid.org/0000-0001-6189-3760
  • Ednaldo Oliveira dos Santos, D.Sc. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: Seropédica, RJ, BR http://orcid.org/0000-0001-6217-205X
  • Sylvia Meimaridou Rola, D.Sc. Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo: Rio de Janeiro, RJ, BR / Professora (Departamento de tecnologia da construção) http://orcid.org/0000-0001-6321-8857
  • Celso Guimarães Barbosa, D.Sc. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: Seropedica, RJ, BR / Holder Professor (Mathematics Department - Statistics Area) http://orcid.org/0000-0001-9937-2004

Resumo

As políticas intersetoriais são fundamentais para alcançar o desenvolvimento sustentável, bem como para resolver o problema de moradias de comunidades mais vulneráveis. O objetivo deste trabalho foi avaliar a desigualdade e a vulnerabilidade na Comunidade do Terreirão, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, Brasil. A pesquisa realizada foi de caráter exploratório e de natureza quali-quantitativa. Para tanto, foram analisados os principais aspectos socioambientais das edificações, a importância de moradias seguras, entre outros aspectos. Ao todo 94 moradores responderam à referida pesquisa de campo. Os resultados mostraram que grande parte das moradias (43,62%) não possuía janela, apenas 67,02% das habitações tinham rede de esgoto, 88,30% abastecimento de água e 93,62% caixa d’água, além de outras condições impróprias também foram constatadas no local. Observou-se fios desencapados, ruas alagadas. Sugere-se práticas sustentáveis, como o aproveitamento de materiais recicláveis, para minimizar os impactos negativos das condições inapropriadas de moradia.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arquiteto e Urbanista, com experiência na elaboração e execução de projetos urbanísticos e arquitetônicos; na aprovação junto aos órgãos competentes; na área de Educação Ambiental e Gestão Ambiental, com ênfase em planejamento urbano sustentável. Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável - PPGPDS, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

Possui graduação em METEOROLOGIA pela Universidade Federal de Alagoas (1997), mestrado em Engenharia Mecânica/Ciências Atmosféricas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Planejamento Energético/Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor adjunto e chefe do Departamento de Ciências Ambientais/Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pesquisador colaborador do INSTITUTO VIRTUAL INTERNACIONAL DE MUDANÇAS GLOBAIS/COPPE/UFRJ; Membro efetivo da CALMET/OMM, Relator da Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informática e Membro do Conselho Consultivo do Instituto Ambiental Biosfera. Tem experiência nas áreas de METEOROLOGIA, MUDANÇAS CLIMÁTICAS (principalmente em inventário de emissões de GEE em ambientes naturais e reservatórios hidrelétricos), POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E AMBIENTAL. 

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1994). Especialista em Design de Estruturas pela Universidade Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC, 1997). Mestre em Arquitetura pelo PROARQ/FAU/UFRJ (2000), com ênfase em Racionalização da Construção. Especialista e em Sustentabilidade das Cidades pela Universidad Atónoma Chapingo, no México (2001). Doutora em Planejamento Energético pelo PPE/COPPE/UFRJ (2008). Pesquisadora do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais -IVIG/COPPE/UFRJ - desde 2001. Professora Adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, de 2009 até 02/2012. Professora Adjunto, desde 02/2012. Diretora Adjunto de Extensão de 2014/01 a 2018/01, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Diretora Adjunto de Graduação de 2020/01 a 2022/01. Atua principalmente nos seguintes temas: tecnologia, eco-construções, materiais não energo-intensivos, naturação (telhados verdes), meio ambiente, eficiência energética, Conforto Ambiental, sustentabilidade das cidades e das construções, avaliação de estádios de futebol, emissões de gases de efeito estufa (GEE) e mudanças climáticas. 

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Medicina Veterinária - Parasitologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998). Ingressou no magistério superior em 1985 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro como Professor Auxiliar I e atualmente é Professor Titular desta universidade, atuando principalmente nas áreas de Bioestatística e Estatística Experimental.

Publicado
2024-01-29
Como Citar
CARVALHO, Emmanuel Pereira de et al. Desigualdade e vulnerabilidade na comunidade do Terreirão na zona oeste do Rio de Janeiro – Brasil. , [S.l.], n. 23, p. 339-366, jan. 2024. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/429>. Acesso em: 20 nov. 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i23.429.
Seção
Artigos