A Baixada Fluminense "Respira os Ares do Progresso"

Um Estudo do Distrito Industrial de Queimados - RJ

  • Marcelo Loura de Moraes Licenciado em Geografia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

A década de 1990 marca para a Baixada Fluminense o momento da abertura econômica e da ruptura com a estagnação das décadas anteriores. Seu crescimento está pautado na incipiente industrialização e na confluência entre os atores políticos estaduais e federais que enxergam neste "neodesenvolvimentismo" a solução para seus problemas históricos. Através do olhar da geografia econômica podemos enxergar as origens destes processos em curso, estudar seus impactos na configuração do território e procurar os limites e as potencialidades deste modelo de crescimento econômico.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Sobre o Autor

Formando do Curso de Licenciatura em Geografia do campus-sede da UFRRJ [Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro], bolsista PIBIC - CNPq e membro do Grupo de Pesquisa Reestruturação Espacial Contemporânea [DEGEO-UFRRJ].

Publicado
2014-01-01
Como Citar
DE MORAES, Marcelo Loura. A Baixada Fluminense "Respira os Ares do Progresso". , [S.l.], n. 4, p. 154-179, jan. 2014. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/43>. Acesso em: 20 nov. 2024.
Seção
Relatos de Pesquisa