Entre as águas do “S” e as tradições: (Des)Envolvimento local sustentável na foz do rio Aracatiaçu - Ceará

Resumo

As comunidades tradicionais da foz do rio Aracatiaçu estão inseridas em um ambiente de contradições sociais e econômicas, marcadas por intensos conflitos territoriais e crescimento do turismo de massa na região. Esse ambiente, ao mesmo tempo que dificulta a manutenção das atividades tradicionais e gera desigualdades socioeconômicas, estimula a busca por estratégias de desenvolvimento local sustentável na região. Assim, este estudo analisou os principais desafios e oportunidades para a promoção do desenvolvimento local sustentável nas comunidades tradicionais do curso do rio Aracatiaçu. Com esse intuito, optou-se por uma pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa, de um estudo de caso em quatro comunidades tradicionais da foz do rio Aracatiaçu. As comunidades tradicionais (de produção agrícola e pesca artesanal) possuem uma rede de arranjos institucionais que auxiliam na mobilização comunitária, para minimizar a intensificação dos desafios e alavancar as oportunidades socioeconômicas.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doutor em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Em estágio pós doutoral em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Professor do curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECe)

Doutorado em Biologia

Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará.

Professor Associado do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, onde é Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia e professor do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC). Doutor em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Geografia pela UECE e Graduado pela UFC.

Professora Associada III e coordenadora do Laboratório de Geoprocessamento e Cartografia Social (Labocart) do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado nas temáticas de cartografia social e impactos socioambientais das energias renováveis (especialmente energia eólica onshore e offshore e hidrogênio verde), desde 2010. 

Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará

Publicado
2024-09-06
Como Citar
BRAGA, Francisco Laercio Pereira et al. Entre as águas do “S” e as tradições: (Des)Envolvimento local sustentável na foz do rio Aracatiaçu - Ceará. , [S.l.], n. 24, p. 347-374, set. 2024. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/496>. Acesso em: 20 nov. 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i24.496.
Seção
Artigos