O Surgimento das Escolas de Samba no Rio de Janeiro sob uma Perspectiva Territorial

  • Zilmar Luiz dos Reis Agostinho Professor da Rede Municipal de Ensino de Japeri (RJ) e São Gonçalo (RJ)

Resumo

As escolas de samba do Rio de Janeiro têm sua origem nos espaços segregados da cidade. As classes populares - que foram deslocadas a partir das reformas urbanas realizadas na área central do Rio de Janeiro no início do século XX - obrigaram-se a criar novas estratégias que levaram a existência de uma territorialidade com seus espaços vividos. Tal territorialidade se intensificou a partir do aparecimento das escolas de samba no final da década de 1920, possibilitando uma maior identificação das classes populares com seus espaços vividos. Todas essas dinâmicas podem ser analisadas a partir do conceito de território.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Sobre o Autor

Mestre em História Social e Licenciado em Geografia pela UERJ. Professor da rede municipal de ensino de Japeri e São Gonçalo/RJ.

Publicado
2014-07-01
Como Citar
AGOSTINHO, Zilmar Luiz dos Reis. O Surgimento das Escolas de Samba no Rio de Janeiro sob uma Perspectiva Territorial. , [S.l.], n. 5, p. 93-112, jul. 2014. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/54>. Acesso em: 20 nov. 2024.
Seção
Artigos