A Dimensão Política da Revitalização do Porto do Rio de Janeiro

Um Estudo do Projeto "Porto Maravilha"

  • Caroline Rodrigues da Silva Programa de Mestrado em Serviço Social/Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo apresentará o processo de revitalização e revalorização do espaço urbano no Rio de Janeiro a partir do Projeto Porto Maravilha, visando demonstrar que os processos de revitalização urbana são parte de um projeto global de renovação do capital, promovido pelo Estado. Para tanto, faremos um breve resgate histórico da zona portuária, bem como uma exposição sobre as propostas do Porto Maravilha e seus significados à luz do materialismo histórico-dialético.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Sobre o Autor

Estudante do curso de Mestrado em Serviço Social da UERJ. Uma primeira versão desse texto foi apresentada e publicada originalmente no II Seminário Nacional Espaço e Economia: Políticas Territoriais, Intervenção do Estado e Práticas Sociais na Reestruturação do Espaço, realizado pelo Núcleo de Pesquisas Espaço e Economia (NUPEE) na UERJ-FFP entre os dias 24 a 26 de outubro de 2011.

Publicado
2012-07-01
Como Citar
DA SILVA, Caroline Rodrigues. A Dimensão Política da Revitalização do Porto do Rio de Janeiro. , [S.l.], n. 1, p. 56-71, jul. 2012. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/7>. Acesso em: 20 nov. 2024.
Seção
Artigos