Geografia e Panarquia

Notas Teóricas para Evolução do Conhecimento a Respeito de um Sistema Territorial

  • Antonio Carlos Oscar Jr. Doutorando em Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade de Campinas (UNICAMP)

Resumo

Este artigo objetiva uma contribuição à epistemologia da Geografia retomando uma das questões mais pertinentes desta ciência buscando uma compreensão do espaço (objeto da geografia) a partir da articulação entre o sócio-institucional e físico-natural, tomando para isso a noção sistêmica e de sistema territorial como recurso para tal. Discute-se neste também a panarquia - que busca a compreensão do ciclo adaptativo e dos padrões e processos de mudança ao longo do tempo nos sistemas complexos - como teoria com grande potencial para a ciência geográfica na compreensão desse sistema territorial e dos desastres, tão notórios hodiernamente. Oferece-se assim, novos rumos para pensar a Geografia e o processo de Ordenamento e Gestão territorial.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Sobre o Autor

Mestre em Geografia, Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNICAMP, Diretor de Planejamento Urbano da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e Professor do Departamento de Geografia da FFCLDC/FEUDUC e.

Publicado
2015-01-01
Como Citar
OSCAR JR., Antonio Carlos. Geografia e Panarquia. , [S.l.], n. 6, p. 46-67, jan. 2015. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/70>. Acesso em: 20 nov. 2024.
Seção
Artigos